HOMILIA SEMANAL

Resumo da homilia da Missa Dominical, 7 de dezembro da 2014, pronunciada pelo Padre Nédson

Na 1ª leitura de Isaías (40, 1-5-9-11) ouvimos: "Vosso Deus diz, consolai o meu povo; falai ao coração de Jerusalém em alta voz que sua servidão acabou, a expiação de suas culpas foi cumprida". "Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas, endireite o que é torto e alisem-se todas as asperezas; a glória do Senhor então se manifeste e todos ouvirão justamente o que a boca do Senhor falou".

Na 2ª leitura , a carta de São Pedro nos diz: "Caríssimos, para o Senhor, um dia é como mil anos e, mil anos é com o um dia. O Senhor não tarda em cumprir, suas promessas, como pensam alguns, achando que demora."

E no Evangelho segundo Marcos que nos diz o que está escrito no livro do profeta Isaías: "Eis que envio o meu mensageiro à sua frente para preparar o meu caminho" e este mensageiro foi São João Batista que apareceu no deserto e, gritando, pregava o batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região de Jerusalém ia ao seu encontro, as pessoas confessavam seus pecados e eram batizados no Rio Jordão. João vestia-se de pele de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel e, pregando, dizia:"Eu batizo com água, mas depois de mim virá aquele mais forte que eu e que batizará com o Espírito Santo e de quem não sou digno de me abaixar para lhe amarrar as sandálias". Temos que ser como João Batista e preparar o caminho para o Cristo.

No Natal, inclusive, temos que aproveitar a preparação do presépio para ensinarmos para as crianças a importância de cada personagem, pois cada um teve um papel significativo na cena do nascimento de Jesus.

O tempo de Deus é diferente do nosso tempo e, muitas vezes, temos pressa. Se cometemos um pecado, não devemos deixar de comungar por causa disso, afinal o altar é para os pecadores, não para os Santos. Devemos nos redimir no ato penitencial, que é o momento para nos prepararmos para a comunhão. Depois, com calma, devemos procurar o sacerdote para a confissão e para receber o sacramento da penitência.

Irmãos, levem esta mensagem de humildade e abnegação para suas casas e vivam uma semana de fé e confiança em Deus.