PASTORAL DA ESPERANÇA

A Pastoral da Esperança, ou Exéquias, tem por objetivo reavivar a fé e a esperança da vida eterna para aqueles que perdem seus entes queridos. Pretende ser presença e solidariedade nos velórios, ao trazer o alento espiritual através das orações recomendadas pela Igreja.

A Palavra de Deus é a fonte primeira da inspiração da Pastoral, para demonstrar que a morte não é e não tem a última palavra sobre a vida do cristão, pois pelo Batismo fomos chamados à vida da graça em Cristo que, ressuscitado dentre os mortos, nos abriu o caminho para a eternidade. É por causa da fé na ressurreição que nossas preces pelos falecidos têm sentido.

Assim, o núcleo da Pastoral é a certeza de que o Senhor “enxugará as lágrimas de nossos olhos e assim a morte já não existirá, nem haverá luto, nem pranto e nem fadiga, porque tudo isso já passou.” (Ap.21,4).

A paróquia Nossa Senhora do Pilar realiza este trabalho pastoral aos domingos pela manhã, ou onde for solicitada a nossa presença, lembrando também que a Pastoral da Esperança da Região realiza este trabalho todos os dias no Cemitério São Pedro (Vila Alpina), mediante à presença de paróquias do Setor Vila Alpina e Vila Prudente, ficando à disposição de todos os cristãos um quadro afixado no próprio cemitério, com os contatos de cada paróquia responsável.


“Senhor, fazei que eu procure mais, consolar que se consolado” (São Francisco de Assis)